Info Angola

Destaques

História

Independência e Guerra Civil

  
Angola só viu perspectivas para a sua independência na sequência do derrube da ditadura em Portugal (25 de Abril de 1974). No processo de descolonização da África, Angola possuiu duas particularidades interessantes. A primeira é o fato de sua independência ter sido tardia. A segunda é o fato de ela ter tido, dentro do seu processo de independência, não apenas um movimento de libertação, mas três movimentos de carácter nacional, que além lutarem contra os portugueses lutavam entre si. Depois de longos confrontos, o país alcançou a independência em 11 de Novembro de 1975.

Ler mais...

“Para Angola, depressa e em força!”

O ano de 1961 foi o ponto central da luta anticolonial de Angola. Logo em Janeiro, no seguimento dos protestos dos trabalhadores das fazendas de algodão, o exército português levou a cabo violentas acções de intimidação e repressão.

 

Ler mais...

A Força de Angola

Angola, Nação Corajosa, Valente, Resiliente e Vencedora!

O documento que pode encontrar abaixo resulta de um levantamento histórico de factos, acontecimentos e personalidades que moldam aquela que é hoje a génese do povo angolano.

122 datas

25 personalidades

40 episódios de guerra ou conflitos 

Poderá ainda encontrar uma comparação do poder militar de Angola em relação aos países vizinhos, fazendo o paralelo com os dias de hoje.

São passados em revista, de forma resumida, 500 anos de uma história feita de sucessos e conquistas.

Ler mais...

Os antecedentes de 1961

Os anos 50 e 60 foram de facto agitados em África. Das colónias portuguesas em África, Angola deu simbolicamente, em 1961, o mote para o início da luta armada contra o colonialismo português. Até então, e apesar dos movimentos das forças angolanas dentro do próprio país, ali tão perto de um Congo recém-independente, Portugal desvalorizou as informações e relatórios da PIDE relativos à situação angolana. Seguiram-se violentos ataques em pontos estratégicos do país e milhares de mortes. Tinha começado o lento mas importante processo de descolonização em Angola.

Ler mais...

Eleições 2017

No presente artigo, a equipa do Info-Angola recolheu, compilou e analisou os resultados das eleições do passado mês de Agosto.

No artigo, pode encontrar os resultados obtidos pelos partidos em cada provincia, os números da abstenção e a composição da Assembleia Nacional. É ainda feita a comparação com os resultados de todos os processos eleitorais ocorridos em Angola, conferindo assim, uma perspectiva global das eleições angolanas, ao leitor.

Encontre abaixo o artigo completo.

Ler mais...

500 anos de colonização portuguesa (1482-1975)

 
A situação que, em 1482, Diogo Cão, navegador português, encontrou quando chegou à foz do rio Zaire foi uma guerra entre povos. O navegador foi bem acolhido pelo governador local do reino do Congo, com o qual estabeleceu relações comerciais regulares. Porém, o reino de Ndongo manteve-se hostil e a dominação não foi tarefa fácil. Também os reinos de Matamba e Kassange mantiveram a sua independência até o século XIX. 
 

Ler mais...

Anuncie aqui! Clique para mais informações.