Info-Angola

Você está aqui: Início País/Províncias Bengo Sociedade Saúde
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size
Saúde
Saúde PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Image A província conta com uma rede sanitária composta por 9 hospitais, 10 centros e 109 postos de saúde com capacidade de internamento para 500 pessoas.

Actualmente, em termos de pessoal médico nacional, a Província conta com 18 médicos, 6 técnicos superiores de enfermagem, 650 enfermeiros, 97 técnicos de diagnóstico e terapêutica. Quanto à cooperação estrangeira, a nível do hospital provincial, pode-se contar com 18 médicos estrangeiros, sendo 7 Coreanos e 17 Vietnamitas. Do universo dos 36 médicos, entre nacionais e estrangeiros, a província do Bengo acaba por ter só um médico por 14.000 habitantes.

A situação epidemiológica na província do Bengo é essencialmente agrícola e com condições ecológicas propícias ao desenvolvimento de vários vectores de doenças tropicais devido à glossina, ao mosquito, aos caracóis da bilharziose para além das tradicionais moscas domésticas, baratas e roedores. Neste quadro, as doenças mais frequentes são a malária, a tuberculose, a lepra, a tripanossomíase, a shistossomíase, o HIV/SIDA, as doenças respiratórias agudas, as doenças diarréicas e a blenorragia.

Continuar...